Aprender a respirar longa e profundamente
A trajetória do ar é da seguinte forma: ao inspirar, o ar penetra no corpo pelo conduto interior das narinas, seguindo pela faringe, laringe, traquéia e tubos bronquiais. Neste trajeto, o ar, através de um processo térmico orgânico, torna-se aquecido ao nível da temperatura do interior do corpo, esse processo de introdução do ar é feito pelo diafragma que pode ser definido como um músculo estriado de forma triangular e semi-pontiaguda, amplo e delgado, e que se prolonga através da parte frontal do tórax, separando dessa forma, cavidade torácica da abdominal. O processo da respiração envolve dois sistemas físicos o circulatório e o respiratório,
o ar é fundamental na oxigenação das células, ele é processa a pureza do sangue que volta venoso e por essa oxigenação volta a ser puro.
Em pé ou sentado.
Adote uma postura agradável, mas sempre com a coluna ereta, mas o corpo solto e flexível, a cabeça ereta na verticalidade da coluna.
inspirar profundamente pelas narinas e ao mesmo tempo pressionar o queixo com firmeza contra a garganta, reter a respiração de forma enérgica enquanto for possível e agradável e não causar incômodo ao praticante. Concentrar-se na chacra frontal, entre as sombrancelhas bem na raiz do nariz e expirar o ar de forma lenta e tranqüila mantendo a posição.
Fazer de 10 a 20 vezes 3 vezes por semana.
- EM PÉ ou SENTADO:
local apropriado, em silêncio com os olhos suavemente cerrados e os lábios naturalmente fechados ou semi-abertos .
Respire uma 3 vezes de maneira normal enchendo os pulmões e soltando o ar vagarosamente.
Use a mão direita, o dedo indicador deverá ficar acima da sobrancelha bem no meio da testa (não precisa tocar a testa, apenas forme essa concha, vai usar o polegar e o dedo mínimo para alternar numa narina e outra.
A respiração não tem fase de retenção e a expiração é sempre alternada entre uma narina e outra:
a)INSPIRAR
lenta e profundamente com as duas narinas.
b) EXPIRAR
da mesma forma só que pela narina esquerda, bloqueando a narina direita com o dedo polegar.
c)Voltar a INSPIRAR
lenta e profundamente com as duas narinas.
d) EXPIRAR
da mesma forma, mas desta vez pela narina DIREITA usando o dedo mínimo para bloquear a esquerda.
e)Repetir a, b, c, d. No mínimo 30 vezes.
f) Repousar por uns instantes e reiniciar mais um bloco de 30 vezes.
Esse exercício pode ser realizado a qualquer hora do dia e não tem contra-indicações. Seus resultados serão imediatos sempre benéficos e profundos.Procure sentir o coração, no pulso ou no peito, na garganta, nas mãos, vai notar que no começo é dificil ouvir seu próprio coração.
Assim que conseguir encontrar as batidas do coração:
Ache o seu ritmo de acordo com as batidas, ou seja procure na tabela abaixo com qualdesses processos se sente confortável:
02.3.1 - PROCESSO A:
- Inspire: 4 batidas
- Guarde o ar: 2 batidas
- Expire: 4 batidas.
- Vazio por 2 Batidas.
02.3.2 - PROCESSO B:
- Inspire: 6 batidas
- Guarde o ar: 3 batidas
- Expire: 6 batidas.
- Vazio por 3 Batidas. (Padrão)
02.3.3 - PROCESSO C:
Inspire: 8 batidas
- Guarde o ar: 4 batidas
- Expire: 8 batidas.
- Vazio por 4 Batidas.
02.3.4 - PROCESSO D:
Inspire: 9 batidas
- Guarde o ar: 5 batidas
- Expire: 9 batidas.
- Vazio por 5 Batidas.
Observação:
O padrão é o Ritmo 6-3-6-3, considerado o ideal, mas não sinta-se desconfortável, quem respira mal tem um padrão 2-1-2-1, pode melhorar com 4-2-4-2.
Alie com o tempo uma Técnica imaginativa:
Energize seus chakras, imaginando uma Esfera branca luminosa brilho intenso, entrando pela Coroa da cabeça quando inspira, ao inspirar imagina o meio da testa e ao inspirar a bola branca entrando, depois garganta, coração, umbigo e orgãos sexuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário