sábado, 10 de outubro de 2009

alongue-se

É importante alongar antes e depois de qualquer atividade fisica.
O alongamento é fundamental para o bom funcionamento do corpo, voltados para o aumento da flexibilidade muscular, promovendo o estiramento máximo das fibras musculares. Dentre os principais objetivos destacamos a preparação do nossos músculos para as atividades, prevenção de lesões tendíneas e musculares, liberdade dos movimentos articulares, promoção de relaxamento, ativação da circulação sangüínea, a sua falta pode predispor e potencializar inúmeras disfunções e lesões ortopédicas, isto acontece porque o encurtamento muscular desestrutura nosso corpo e faz com que, principalmente nossas articulações, trabalhem sobrecarregadas, desgastando-se mais rápido que o normal e, muitas vezes diminuindo as condições de prática saudável.


respirar melhor

Aprender a respirar longa e profundamente


A trajetória do ar é da seguinte forma: ao inspirar, o ar penetra no corpo pelo conduto interior das narinas, seguindo pela faringe, laringe, traquéia e tubos bronquiais. Neste trajeto, o ar, através de um processo térmico orgânico, torna-se aquecido ao nível da temperatura do interior do corpo, esse processo de introdução do ar é feito pelo diafragma que pode ser definido como um músculo estriado de forma triangular e semi-pontiaguda, amplo e delgado, e que se prolonga através da parte frontal do tórax, separando dessa forma, cavidade torácica da abdominal. O processo da respiração envolve dois sistemas físicos o circulatório e o respiratório,

o ar é fundamental na oxigenação das células, ele é processa a pureza do sangue que volta venoso e por essa oxigenação volta a ser puro.

Em pé ou sentado.

Adote uma postura agradável, mas sempre com a coluna ereta, mas o corpo solto e flexível, a cabeça ereta na verticalidade da coluna.
inspirar profundamente pelas narinas e ao mesmo tempo pressionar o queixo com firmeza contra a garganta, reter a respiração de forma enérgica enquanto for possível e agradável e não causar incômodo ao praticante. Concentrar-se na chacra frontal, entre as sombrancelhas bem na raiz do nariz e expirar o ar de forma lenta e tranqüila mantendo a posição.

Fazer de 10 a 20 vezes 3 vezes por semana.


- EM PÉ ou SENTADO:

local apropriado, em silêncio com os olhos suavemente cerrados e os lábios naturalmente fechados ou semi-abertos .
Respire uma 3 vezes de maneira normal enchendo os pulmões e soltando o ar vagarosamente.
Use a mão direita, o dedo indicador deverá ficar acima da sobrancelha bem no meio da testa (não precisa tocar a testa, apenas forme essa concha, vai usar o polegar e o dedo mínimo para alternar numa narina e outra.
A respiração não tem fase de retenção e a expiração é sempre alternada entre uma narina e outra:

a)INSPIRAR

lenta e profundamente com as duas narinas.
b) EXPIRAR

da mesma forma só que pela narina esquerda, bloqueando a narina direita com o dedo polegar.
c)Voltar a INSPIRAR

lenta e profundamente com as duas narinas.
d) EXPIRAR

da mesma forma, mas desta vez pela narina DIREITA usando o dedo mínimo para bloquear a esquerda.
e)Repetir a, b, c, d. No mínimo 30 vezes.
f) Repousar por uns instantes e reiniciar mais um bloco de 30 vezes.


Esse exercício pode ser realizado a qualquer hora do dia e não tem contra-indicações. Seus resultados serão imediatos sempre benéficos e profundos.Procure sentir o coração, no pulso ou no peito, na garganta, nas mãos, vai notar que no começo é dificil ouvir seu próprio coração.
Assim que conseguir encontrar as batidas do coração:
Ache o seu ritmo de acordo com as batidas, ou seja procure na tabela abaixo com qualdesses processos se sente confortável:


02.3.1 - PROCESSO A:
- Inspire: 4 batidas
- Guarde o ar: 2 batidas
- Expire: 4 batidas.
- Vazio por 2 Batidas.


02.3.2 - PROCESSO B:
- Inspire: 6 batidas
- Guarde o ar: 3 batidas
- Expire: 6 batidas.
- Vazio por 3 Batidas. (Padrão)

02.3.3 - PROCESSO C:
Inspire: 8 batidas
- Guarde o ar: 4 batidas
- Expire: 8 batidas.
- Vazio por 4 Batidas.

02.3.4 - PROCESSO D:
Inspire: 9 batidas
- Guarde o ar: 5 batidas
- Expire: 9 batidas.
- Vazio por 5 Batidas.

Observação:
O padrão é o Ritmo 6-3-6-3, considerado o ideal, mas não sinta-se desconfortável, quem respira mal tem um padrão 2-1-2-1, pode melhorar com 4-2-4-2.

Alie com o tempo uma Técnica imaginativa:
Energize seus chakras, imaginando uma Esfera branca luminosa brilho intenso, entrando pela Coroa da cabeça quando inspira, ao inspirar imagina o meio da testa e ao inspirar a bola branca entrando, depois garganta, coração, umbigo e orgãos sexuais.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

BOICOTE O USO DE PELES

JA.....................

graças as maravilhosas transformações climáticas......
a primavera chegou em Caxias de forma digamos maldosa prejudicando assim a intervenção tão palnejada do dia mundial sem carros
por isso é preciso que não desanimemos diante aos obstáculos que são tão cotidianamente vividas
A BICICLETADA É O EXEMPLO MAIS EVIDENTE QUE NÃO IMPORTA O IMPESSILIO ESTAMOS POR AI PEDALANDO PELAS RUAS
POR ISSO MAIS UM CHAMADO PARA PARA OCUPARMOS AS RUAS COM NOSSAS BIKES
NO ULTIMO DOMINGO DO MÊS DE OUTUBRO
NA PRAÇA DANTE AS 15:00

bicicletada de outubro